© 2024 por Flávia Junqueira.
Projeto Contemporâneas Vivara apresenta instalações inéditas de Flávia Junqueira
A partir de 14 de setembro, o Parque Ibirapuera recebe obras imersivas
na primeira exposição ao ar livre da artista
O projeto Contemporâneas Vivara retorna em 2024 com em sua quarta edição com a Banca Galeria, desta vez sob a criatividade da renomada artista Flávia Junqueira. Conhecida por suas obras que mesclam o real e o fictício, Flávia estreia sua primeira exposição ao ar livre, criando um caminho imersivo com oito trabalhos que evocam a magia dos circos antigos e a nostalgia de uma infância romântica. Sediada no Parque Ibirapuera e idealizado pela Tête-à-Tête, a quarta edição estará disponível para visitação a partir de 14 de setembro até 14 de novembro.
Patrocinado pela Vivara e viabilizado por meio de Lei Federal de Incentivo à cultura, o Contemporâneas Vivara busca democratizar a arte brasileira e tornar a cultura acessível a todos, utilizando espaços públicos de maneira criativa e inclusiva, com foco em produções femininas. Nesta edição, Flávia Junqueira usa elementos icônicos de seu trabalho, como balões, espelhos e plataformas reflexivas, criando uma narrativa espacial coesa e harmônica. As obras brincam com escalas e cores, transportando o espectador para um universo imaginário onde o passado e o presente se encontram.” “Temos o orgulho de, pelo quarto ano consecutivo, participar desse projeto verdadeiramente democrático, que lança luzes sobre a poética de artistas brasileiras. Para esta edição, é uma alegria e uma honra trazer uma artista de tamanha projeção no universo das artes como Flavia Junqueira. Pela primeira vez, suas obras estarão expostas em um espaço aberto, permitindo que um público mais amplo possa apreciar sua inventividade.”, ressalta Leonardo Bichara, Diretor de Marketing e Varejo Vivara.
Para Flávia, esta é uma oportunidade de explorar novas dimensões de seu trabalho. “A Banca Galeria é composta de algumas instalações que trazem elementos que as pessoas conhecem no meu trabalho na fotografia, como os balões, por exemplo; as cores, muita cor; as escalas dos objetos, vamos também brincar muito com essas escalas. Trago também uma nostalgia da minha infância, de uma infância dos anos 90 e que talvez as crianças nem conheçam hoje em dia,” comenta a artista.
O “Metrópolis” completou 35 anos na TV Cultura, em abril, servindo e acompanhando a arte e a cultura pelo país. Para celebrar a data, uma edição especial gravada no Museu da Casa Brasileira com a banda Planet Hemp e outros convidados. Após a pandemia, o programa quer ocupar os espaços culturais, estabelecendo redes e conexões mais amplas entre seus atores. A apresentação do especial será comandada por Adriana Couto e Cunha Jr., que integra a equipe do programa há 33 anos.
Responsável por revelar e consagrar diversos nomes da cena artística brasileira e internacional, o “Metrópolis” conversou com o Planet Hemp, importante grupo de Rap e Rock que também celebra uma data especial este ano: 30 anos de estrada em 2023. A convite do programa, a banda deve tocar cinco músicas que integram o recente trabalho Jardineiros, primeiro disco de inéditas da banda após 22 anos. Aliás, o “Metrópolis” será o primeiro programa de TV com a participação da banda para divulgação deste disco.
A edição especial de 35 anos do “Metrópolis” também contará com a artista visual polivalente Aline Bispo, com suas temáticas voltadas ao feminismo negro. Ela produzirá uma obra em tempo real durante a gravação do programa. A tela integrará o cenário do programa na TV Cultura posteriormente.
Os famosos balões de vidro da artista Flávia Junqueira, presentes no estúdio do Metrópolis durante parte de 2022, também farão parte desta celebração. A obra complementa o projeto cenográfico, desenvolvido especialmente para a ocasião, que está sendo criado e montado no Museu da Casa Brasileira para receber o especial.
Texto: Matéria de Roda Cult Fotos: Nadja Kouchi
As instalações de Flávia Junqueira proporcionam uma imersão no universo lúdico e onírico que acessamos visualmente através de suas fotografias. Neste projeto comissionado pelo Frade Villas, Junqueira retomou o espelho – elemento já presente em obras anteriores, relacionado aos jogos perceptivos próprios dos parques de diversões – para explorar as relações entre o interior da residência e seu exterior, marcado pela natureza deslumbrante da região. Refletidas no interior desta cobertura, a paisagem marinha e as formas da flora tropical compõem um ambiente que é povoado pelos balões coloridos e translúcidos da artista que, nesta versão, trazem palavras que convidam à reflexão e ao sonho, algo muito bem-vindo neste período do ano, de encerramento de ciclos e recomeços. A atmosfera festiva da instalação se expande para a área externa da cobertura, onde mais balões vêm habitar a paisagem, agora vista sem a mediação dos espelhos, em toda sua magnitude.
O tema da memória é recorrente da poética de Flávia Junqueira. Além do trabalho com os elementos que remetem às lembranças da infância, a artista investiga as inscrições do tempo sobre a materialidade do mundo. Uma certa idealização do passado convive com as marcas desta passagem do tempo, que inspiram no espectador um olhar arqueológico na relação com o objeto de arte e com seu próprio passado. A obra proposta para o FRAD.E parte da apropriação de um barco encontrado em uma ilha de pescadores próxima ao complexo, sobre o qual serão instalados dois cavalos de carrossel. Tal apropriação objetiva trazer para o interior do FRAD.E um pouco da história do território no qual o empreendimento está localizado, aprofundando poeticamente a proposta impregnação do complexo pelas paisagens naturais e culturais do entorno.
O projeto re.UNA visa reformular a forma como as pessoas consomem, através de uma experiência única e integrada de compra, planejamento e relacionamento, o re.UNA busca estreitar laços, fortalecer conexões e impulsionar negócios. O projeto reúne diferentes segmentos dentro de um mesmo objetivo como forma de oferecer uma experiência completa a cada cliente. Sendo assim, como um projeto que celebra a singularidade, integrando compra, planejamento e o principal, relacionamento, inspiramos e conectamos as pessoas.
As marcas que fazem parte do grupo re.UNA são, Bontempo, Breton Porto Alegre, Casa LLOMA, Ladrilhart, Manjabosco Decor, Pro Marmo Pedras, Recanto Tropical Garden, Instituto Ling; todas aliadas ao projeto e de extrema importância para sua execução. Então, para materializar a proposta, nos meses de dezembro e janeiro a artista plástica Flávia Junqueira assinou uma experiência imersiva no empreendimento Frade Vilas em Angra dos Reis empreendimento com VGV de 400M voltado para o público AAA, para o mês de fevereiro de 2023. Essa experiência com instalação no Instituto Ling, se trata de uma atmosfera imersiva no hall de entrada do salão e no interior do salão uma galeria com as principais obras da artista, como forma também de ampliar as conexões entre o trabalho de Flávia com aqueles que por ali passarem. Então, pensando na integração, foi feito no segundo mês de 2023, um jantar com convidados selecionados e a artista Flávia Junqueira, envolta por obras da mesma.
IORANE DOC, 2021 | por Iorane | 2’02”