Projetos Especiais

TANQUERAY

PARCERIA - ENVIO DE NATAL 2023
A artista Flávia Junqueira e a marca de bebidas alcóolicas se juntaram para um envio especial de final de ano.
*Não compartilhem com menores de 18 anos.

Totem - GRANADO. 2023.

A marca convidou a artista Flávia Junqueira a decorar um totem para um evento promovido em comemoração a 150 anos de GRANADO . 16/10/2023.

Instalação Dove - Leves cintilações. 2023.

A marca convidou a artista Flávia Junqueira a realizar uma instalação na cidade de São Paulo em um evento fechado para convidados. A obra se tratava de uma sala quadrada, repleta de espelhos, com balões de gás hélio. 06/12/2024.

Instalação Revoada - Range Rover House. 2023.

A revista Versatille convidou a artista Flávia Junqueira para a realizar sua instalação "Revoada" na Range Rover House, no Alto de Pinheiros, 27/08/2023. A instalação foi composta por 10 balões de vidro soprado em cores diversas (47cm de diâmetro), presos ao teto com cabo de aço.
Revoada – Foto dos balões utilizados na instalação
Revoada, Versatille - Vídeo

METRÓPOLIS 35 ANOS

O “Metrópolis” completou 35 anos na TV Cultura, em abril, servindo e acompanhando a arte e a cultura pelo país. Para celebrar a data, uma edição especial gravada no Museu da Casa Brasileira com a banda Planet Hemp e outros convidados. Após a pandemia, o programa quer ocupar os espaços culturais, estabelecendo redes e conexões mais amplas entre seus atores. A apresentação do especial será comandada por Adriana Couto e Cunha Jr., que integra a equipe do programa há 33 anos.

Responsável por revelar e consagrar diversos nomes da cena artística brasileira e internacional, o “Metrópolis” conversou com o Planet Hemp, importante grupo de Rap e Rock que também celebra uma data especial este ano: 30 anos de estrada em 2023. A convite do programa, a banda deve tocar cinco músicas que integram o recente trabalho Jardineiros, primeiro disco de inéditas da banda após 22 anos. Aliás, o “Metrópolis” será o primeiro programa de TV com a participação da banda para divulgação deste disco.

A edição especial de 35 anos do “Metrópolis” também contará com a artista visual polivalente Aline Bispo, com suas temáticas voltadas ao feminismo negro. Ela produzirá uma obra em tempo real durante a gravação do programa. A tela integrará o cenário do programa na TV Cultura posteriormente.

Os famosos balões de vidro da artista Flávia Junqueira, presentes no estúdio do Metrópolis durante parte de 2022, também farão parte desta celebração. A obra complementa o projeto cenográfico, desenvolvido especialmente para a ocasião, que está sendo criado e montado no Museu da Casa Brasileira para receber o especial. 

 

Texto: Matéria de Roda Cult       Fotos: Nadja Kouchi

Reproduzir vídeo

FRADE VILAS

As instalações de Flávia Junqueira proporcionam uma imersão no universo lúdico e onírico que acessamos visualmente através de suas fotografias. Neste projeto comissionado pelo Frade Villas, Junqueira retomou o espelho – elemento já presente em obras anteriores, relacionado aos jogos perceptivos próprios dos parques de diversões – para explorar as relações entre o interior da residência e seu exterior, marcado pela natureza deslumbrante da região. Refletidas no interior desta cobertura, a paisagem marinha e as formas da flora tropical compõem um ambiente que é povoado pelos balões coloridos e translúcidos da artista que, nesta versão, trazem palavras que convidam à reflexão e ao sonho, algo muito bem-vindo neste período do ano, de encerramento de ciclos e recomeços. A atmosfera festiva da instalação se expande para a área externa da cobertura, onde mais balões vêm habitar a paisagem, agora vista sem a mediação dos espelhos, em toda sua magnitude.

 

O tema da memória é recorrente da poética de Flávia Junqueira. Além do trabalho com os elementos que remetem às lembranças da infância, a artista investiga as inscrições do tempo sobre a materialidade do mundo. Uma certa idealização do passado convive com as marcas desta passagem do tempo, que inspiram no espectador um olhar arqueológico na relação com o objeto de arte e com seu próprio passado. A obra proposta para o FRAD.E parte da apropriação de um barco encontrado em uma ilha de pescadores próxima ao complexo, sobre o qual serão instalados dois cavalos de carrossel. Tal apropriação objetiva trazer para o interior do FRAD.E um pouco da história do território no qual o empreendimento está localizado, aprofundando poeticamente a proposta impregnação do complexo pelas paisagens naturais e culturais do entorno.

 

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

RAYBAN

NIKE

IORANE

IORANE DOC, 2021 | por Iorane | 2’02”

Reproduzir vídeo

WESTWING

CHANDON

SANTANDER

CULTURA

ZARA

R2 ART LAB

GLOSS

Robb Report, 2018

FAAP, 2016

TWG, 2015

TRIP, 2015

Casa Claudia, 2014

REVISTA PUBLIC ART KOREA

Elle, 2011

Destak, 2010

Casa Vogue, 2010

Diário do Comercio, 2010

TPM, 2010

Bravo, 2010

Artforum, 2010

O Estado de S.Paulo 2010

Casa Vogue, 2011

FAAP 2011

Select, 2012

Joyce Pascowitch 2012

Glamour, 2012

Revista da Folha, 2008

Wish Casa 2012

Mente Cérebro, 2013

Wish Casa, 2013